INSPIRAÇÃO
A inspiração para uma escola tão transformadora começou com infinidade de visitas a instituições e sistemas de ensino em todo o mundo. Seattle, Los Angeles, Lugano, Helsinque e Cingapura foram alguns dos locais visitados para inspirar mudanças no sistema educacional brasileiro.
Cada lugar se destaca em um aspecto específico da educação e pelo que ele representa no contexto do desenvolvimento de contínuos aprendizes ao longo de toda vida.
HELSINKI
A Secretária de Educação conversou conosco sobre a importância do pensamento interdisciplinar e do desenvolvimento de redes de solução de problemas. Repensar o sistema educacional para se alinhar às necessidades da sociedade é fundamental no mundo de hoje. Ensinar em um sistema em que o professor tem a chave para todo conhecimento não atende mais às demandas do mundo atual, em que o acesso à informação está à disposição de todos. Os estudantes têm que ter oportunidades individuais de aprender, que serão atendidas de acordo com suas necessidades e de onde se encontram em seu processo de desenvolvimento.
SEATTLE
A visita a Islandwood, no Estado de Washington, foi inspiração de espaços de aprendizagem flexíveis com foco em parcerias com a comunidade e engajamento ativo com o meio ambiente. Quando essas ideias foram traduzidas para o plano estratégico-acadêmico da nossa escola, elas integraram os três campi à comunidade local e aos projetos curriculares propostos.
LOS ANGELES
A escola Muse trouxe a inspiração do que se entende por aprendizagem integrada. O estágio inicial do processo de aprendizagem baseado em projetos se desenvolve a partir de curiosidades e grandes entendimentos. A combinação de áreas cria uma rede interconectada de competências em que Artes, Humanidades, Linguagens, Matemática e Ciências se unem para um relacionamento interconectado entre conteúdo, conhecimento e habilidades.
LUGANO/GENEVA
TASIS e College du Leman nos inspiraram a ter educadores altamente comprometidos e talentosos, focados desde a aprendizagem dos estudantes até o processo de desenvolvimento de cidadãos aptos a tomar decisões mais embasadas e reflexivas. O foco é o desenvolvimento de múltiplos caminhos para que os alunos alcancem níveis mais profundos de compreensão.
SINGAPORE
Desenvolver aprendizes para enfrentar incertezas e se adaptar às mudanças foi a essência do aprendizado durante a visita a várias escolas. A filosofia de aprender por meio da brincadeira para desenvolver autonomia, bem-estar socioemocional, confiança, experiências de aprendizado autênticas e pensamento criativo inspirou a Concept a desenvolver sua filosofia acadêmica.
A viagem com vários destinos nos motivou a reunir um grupo muito talentoso de líderes educacionais, educadores inspiradores e profissionais dinâmicos para receber seus filhos em um ambiente de aprendizado multidisciplinar, contextualizado em que as ideias são traduzidas em resultados para desenvolver projetos orientados à ação que vão afetar a sociedade global interconectada.