PAREDES QUE FALAM

A questão que continua me fascinando sobre a educação é como as escolas podem tornar a aprendizagem visível. Como as paredes podem contar a história do aprendizado?
 
Convido você a pensar em um critério avaliativo com indicadores. A indicação mais alta neste critério é Desenvolvendo Plenamente a Expectativa, e o mais baixo é Consolidando a Expectativa. Agora, considere que o próximo nível, depois de Consolidando a Expectativa, está Aproximando-se da Expectativa, seguido do Cumprindo as Expectativas e, em seguida, atingindo nosso mais alto nível de desempenho, que é Desenvolvendo Plenamente as Expectativas. Coloque essa informação de lado por um breve momento (vamos usá-la em breve).
 
Todos vocês foram a diversas escolas e andaram pelos seus espaços de aprendizagem... Como classificaria a escola anterior do seu filho ou a última escola que visitou? Ao considerar este exercício, é imperativo que você leve em consideração o aprendizado dos estudantes... não a beleza dos cartazes ou decorações adquiridas, estou os desafiando a considerar SOMENTE evidências de pensamento dos estudantes, desenvolvimento de ideias, Rotinas de Pensamento Visíveis (Visible Thinking Routines), Perguntas Essenciais, Resultados de Aprendizagem e Hábitos da Mente (Habits of Mind). Use trinta segundos e registre sua pontuação. Agora pense na Escola Concept ....
 

Como Diretora Geral da Escola Concept São Paulo, eu diria que estamos cumprindo as expectativas nos critérios. Nós ainda não desenvolvemos plenamente as expectativas, pois estamos no processo de reunir indícios, coletar dados e documentar os processos de pensamento de seus filhos, mas nossas paredes estão definitivamente relatando nossa história de aprendizado. O objetivo deste exercício é compartilhar que nossos pontos de confirmação de aprendizado não são apenas documentados nas mentes de seus filhos, mas eles são visíveis em nossas paredes... Nossos muros estão descrevendo nossa jornada e contando a nossa história de aprender... "Oh, o lugares aos quais iremos.". Não há nenhuma ferramenta mais poderosa para uma escola do que ter a história da aprendizagem documentada em seus espaços.

 Ao concluir a terceira semana, a impressão geral é que, em alguns aspectos, parece-nos que estamos operando há meses, uma vez que os estudantes estão felizes e integrados ao seu ambiente de aprendizagem. A cada dia, procuramos oferecer-lhes a verdadeira experiência Concept em relação a todas as nossas áreas de serviço: segurança, aprendizagem e comunicação. Os aprimoramentos são realizados diariamente para os procedimentos de chegada e saída para garantir que esses momentos sejam tão naturais possíveis para todos os envolvidos; os estudantes estão entusiasmados e aprendendo; vocês estarão constantemente informados e plenamente conscientes da experiência de aprendizagem dos seus filhos através da nossa jornada de aprendizagem semanal, o Weekly Learning Journey (enviado por e-mail ao final de cada semana); novos espaços estão em processo de finalização para o aproveitamento adicional da nossa comunidade; e nossas atividades do After School estão em funcionamento, provando ser uma extensão da aprendizagem que ocorre durante o dia escolar. Mais importante ainda, esta semana chega ao fim com todos nós nos sentindo agradecidos e honrados por compartilhar a oportunidade de fazer a diferença na educação de seus filhos.
 

Agradecemos pela confiança contínua, parceria e apoio.
 A Escola Concept tem a honra de receber vocês e suas famílias em nossa comunidade.

Atenciosamente
Priscila Torres

Diretora Geral da Escola Concept