NOSSOS PILARES
Temos quatro pilares principais que norteiam as práticas de ensino e aprendizagem na comunidade em que está inserida.
16 HABITS OF MIND
Na Escola Concept, nos esforçamos para desenvolver cidadãos conscientes, atenciosos e felizes, comprometidos com o crescimento pessoal, o crescimento dos outros e o crescimento de sua comunidade. Os 16 Habits of Mind ou Hábitos da Mente são usados como uma base para apoiar esta mentalidade que permeia nossa comunidade aprendente.
De acordo com Arthur Costa e Bena Kallick, fundadores do Instituto Habits of Mind, os Habits of Mind representam um conjunto identificado de 16 soluções de problemas e habilidades relacionadas à vida, necessárias para atuar efetivamente na sociedade e promover raciocínio estratégico, perspicácia, perseverança, criatividade, entre outras competências socioemocionais.
A compreensão e a aplicação desses 16 Hábitos de Mente servem para proporcionar ao indivíduo habilidades para trabalhar por meio de situações da vida real que instrumentalizam essa pessoa para responder usando a consciência (sugestões inspiradoras), o pensamento e a estratégia intencional, obtendo um resultado positivo diante de desafios.
CULTURA DO PENSAMENTO
Nosso lema é "Aprendendo o sentido de aprender" estabelecendo uma cultura de pensamento. Os estudantes são continuamente estimulados a refletir, fazer perguntas, desenvolver curiosidades e compartilhar impressões.
As técnicas e abordagens que dão suporte a esse trabalho são chamadas de Rotinas de Pensamento Visível (em inglês, Visible Thinking Routines). Elas foram inicialmente mapeadas por pesquisadores ligados ao Projeto Zero da Universidade Harvard.
Para instituir a cultura do pensamento contamos com a consultoria do especialista Mark Church, co-autor do livro "Making Thinking Visible" (Harvard).
FIELDWORK EDUCATION
Selecionamos o currículo internacional mais integrado, relevante, significativo e intencional que se alinha ao que queremos que nossos estudantes sejam: indivíduos felizes, orientados para a ação e inspirados, que busquem melhorar o mundo em que vivem.
O Fieldwork Education apoia nosso pensamento e nossos ambientes de aprendizagem em três currículos adequados aos níveis de ensino a que atendemos: The International Early Years Curriculum (2 a 5 anos), the International Primary Curriculum (5 a 11 anos), the International Middle Years Curriculum (11 a 14 anos). Está presente em mais de 2000 escolas internacionais em 98 países, com mais de 15.000 professores.
FUN LEARNING
Baseado em experiências de sucesso na Finlândia, país que ostenta altos índices de aproveitamento escolar e de felicidade, o Fun Learning nutre paixão pela aprendizagem por meio da brincadeira e da exploração. Suas propostas criativas inspiram os educadores da Educação Infantil na Concept.