NOSSOS PILARES

A Escola Concept possui quatro pilares principais que norteiam as práticas de ensino e aprendizagem dentro da comunidade.

 

EMPREENDEDORISMO

O mundo procura realizadores, criadores e pensadores de ponta. As escolas precisam ser lugares onde os estudantes tenham acesso ao desenvolvimento dessas disposições. O pilar do empreendedorismo estabelece pensadores criativos e ambiciosos que estão "prontos para a inovação" e aprenderam a desenvolver suas habilidades de comunicação, colaboração e pensamento crítico para ajudá-los a cultivar talentos não convencionais. Este pilar fornece aos estudantes insights para criar oportunidades, garantir a justiça social e gerar confiança para que eles tenham a capacidade de inventar suas próprias carreiras.

SUSTENTABILIDADE

Este pilar refere-se à cidadania, tomada de decisões embasadas sobre como nossas ações hoje afetarão nossos resultados no futuro. Trata-se de proteção ambiental, responsabilidade social e consciência econômica. Queremos que nossos estudantes sejam consumidores e produtores conscientes e "pensem localmente, mas ajam globalmente".

COLABORAÇÃO

Trabalhar em conjunto e em sinergia para alcançar maiores resultados, combinar forças para compor e potencializar realizações positivas é o foco do pilar da colaboração. Em ambientes onde prevalece a Aprendizagem Baseada em Projetos, as crianças precisam praticar o trabalho em conjunto, compartilhando, ouvindo, comunicando e compreendendo com empatia, enquanto persistem em momentos difíceis e respeitam múltiplas perspectivas e opiniões.

FLUÊNCIA DIGITAL

Em um mundo conectado digitalmente, os estudantes precisam entender o que significa ser usuários responsáveis e consumidores de tecnologia. A Escola Concept acredita no uso da tecnologia como uma ferramenta para melhorar as oportunidades de aprendizagem, acessar informações e colaborar. Em um contexto digital, o uso da tecnologia acontece “prontamente e estrategicamente para aprender, trabalhar e jogar”. No contexto de ensino e aprendizagem [a tecnologia é usada] para melhorar os resultados para todos os alunos ”. (Saskatchewan Govt.)

HABITS OF MIND

Na Escola Concept, nos esforçamos para desenvolver cidadãos conscientes, atenciosos e felizes, comprometidos com o crescimento pessoal, o crescimento dos outros e o crescimento de sua comunidade. Os 16 Habits of Mind ou Hábitos da Mente são usados como uma base para apoiar esta mentalidade que permeia nossa comunidade aprendente.

De acordo com Arthur Costa e Bena Kallick, fundadores do Instituto Habits of Mind, os Habits of Mind representam um conjunto identificado de 16 soluções de problemas e habilidades relacionadas à vida, necessárias para atuar efetivamente na sociedade e promover raciocínio estratégico, perspicácia, perseverança, criatividade, entre outras competências socioemocionais.

A compreensão e a aplicação desses 16 Hábitos de Mente servem para proporcionar ao indivíduo habilidades para trabalhar por meio de situações da vida real que instrumentalizam essa pessoa para responder usando a consciência (sugestões inspiradoras), o pensamento e a estratégia intencional, obtendo um resultado positivo diante de desafios.

1. Persistir

Aderir e colocar mãos à obra;
seguir até a conclusão;
manter-se focado.

2. Gerenciar a Impulsividade

Reservar tempo para considerar
as opções disponíveis;
pensar antes de falar ou agir;
permanecer calmo quando
forçado ou desafiado;
manter-se reflexivo e atencioso
quanto aos outros;
prosseguir com atenção.

3. Escutar com Compreensão e Empatia

Prestar atenção e não descartar pensamentos, sentimentos e ideias de outra pessoa;
procurar colocar-se na perspectiva da outra pessoa;
dizer aos outros quando puder fazer
relações com o que estão expressando;
manter os próprios pensamentos à
distância para respeitar o ponto de vista e os sentimentos de outra pessoa.

4. Pensar de maneira flexível

Ser capaz de mudar a perspectiva;
considerar a sugestão de outros;
gerar alternativas;
pesar opções.

5. Pensar sobre o pensar (Metacognição)

Estar ciente de seus próprios pensamentos, sentimentos, intenções e ações;
saber que o fazemos e dizemos afeta os outros; considerar o impacto de cada escolha em
mim e nos outros.

6. Buscar a precisão

Verificar se há erros;
medir e analisar pelo menos duas vezes;
ter desejo de exatidão, fidelidade e precisão.

7. Questionar e levantar problemas

perguntar-se: "Como eu posso saber?";
desenvolver uma atitude de questionamento;
considerar quais informações são necessárias;
escolher estratégias para obter essas informações; considerar os obstáculos necessários para resolver problemas.

8. Aplicar conhecimentos prévios
para novas situações

Usar o que é aprendido;
considerar o conhecimento
e a experiência anteriores;
aplicar conhecimento além da
situação em que foi aprendido.

9. Pensar e comunicar-se
com clareza e precisão

Esforçar-se para ser claro ao falar e escrever;
ser preciso ao falar e escrever;
evitar generalizações, distorções,
minimizações e exclusões ao falar e escrever.

10. Reunir dados por meio
de todos os sentidos

Parar para observar o que vejo;
ouvir o que eu ouço;
tomar nota daquilo que eu cheiro;
provar o que estou comendo;
sentir o que estou tocando.

11. Criar, imaginar, inovar

Pensar sobre como algo pode ser feito
de forma diferente da habitual;
propor novas ideias;
esforçar-se pela originalidade;
considerar as novas sugestões que
outros podem fazer.

12. Responder com curiosidade
e fascinação

Intrigar-se pela beleza do mundo, o poder
da natureza e a vastidão do universo;
levar em conta o que é inspirador
e pode tocar o coração;
abrir-se às pequenas e grandes
surpresas na vida, ver os outros e a si mesmo.

13. Assumir riscos responsáveis

Dispor-se a tentar algo novo e diferente;
considerar fazer coisas que são
seguras e saudáveis, mesmo que novas;
encarar o medo de cometer erros e
não deixar isso me impedir de agir.

14.Encontrar humor

Rir adequadamente;
procurar o inédito, o absurdo, o irônico
e o inesperado na vida;
rir de si mesmo quando puder.

15. Pensar interdependentemente

Dispor-se a trabalhar com os outros e
acolher suas contribuições e perspectivas;
cumprir com as decisões
que o grupo de trabalho realiza,
mesmo que eu discorde um pouco;
dispor-se a aprender com outros
em situações recíprocas.

16. Permanecer aberto
ao aprendizado contínuo

Abrir-se a novas experiências para aprender;
manter-se orgulhoso e humilde o suficiente
para admitir quando não se sabe algo;
abrir-se a novas informações sobre
todos os assuntos.

 

VISIBLE THINKING

O Visible Thinking (Pensamento Visível) faz uso extensivo de rotinas de aprendizado que são ricas em pensamento. A premissa do Visible Thinking é apoiar o desenvolvimento para pensar culturas ricas, em que o foco está nos entendimentos que são desenvolvidos e nos movimentos de pensamento que queremos que nossas crianças realizem ao resolver problemas. Essas rotinas são estruturas simples, por exemplo, um conjunto de perguntas ou uma pequena sequência de etapas, que podem ser usadas em vários níveis de idade e áreas de conteúdo.

Segundo o Project Zero, rotinas já existem em todos os espaços de aprendizagem, elas representam os padrões pelos quais operamos e realizamos o trabalho de aprender e trabalhar juntos em múltiplos ambientes. Uma rotina pode ser considerada como qualquer procedimento, processo ou padrão de ação que é usado repetidamente para gerenciar e facilitar a realização de metas ou tarefas específicas. Os espaços de aprendizado têm várias rotinas que vão desde o gerenciamento do comportamento e das interações do estudante até a organização do trabalho de aprendizado. Os espaços de aprendizado também têm rotinas que estruturam a forma como os estudantes realizam o processo de aprendizado. Essas rotinas são conectadas às mensagens que enviamos constantemente aos nossos estudantes sobre o que lhes importa e o que é mais importante para nós.

Na Escola Concept, as rotinas de raciocínio fertilizam o ambiente de aprendizado em que continuamente plantamos sementes para nossos alunos colherem, pois apoiamos seu desenvolvimento como cidadãos reflexivos em um mundo em rápida mudança.

FIELDWORK EDUCATION

A Escola Concept selecionou o currículo internacional mais integrado, relevante, significativo e intencional que se alinha com quem queremos que nossos estudante sejam:

indivíduos felizes, orientados para a ação e inspirados, que buscam melhorar o mundo em que vivemos. O Fieldwork Education apoia nosso pensamento e ambientes de aprendizagem com três currículos diferentes apropriados para os níveis de ensino que atendemos: the International Early Years Curriculum (2 a 5 anos), the International Primary Curriculum (5 a 11 anos), and the International Middle Years Curriculum (11 a 14 anos). O Fieldwork Education tem atualmente uma presença internacional em mais de 2000 escolas, distribuídas em 98 países, com mais de 15.000 professores.

 

CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS

 

 

FUN LEARNING

Fun Learning é uma abordagem holística para a educação dos primeiros anos. Inspirado pelas premissas educacionais finlandesas, o Fun Learning nutre a paixão pela aprendizagem por meio do brincar e da exploração. Aprender pelo brincar é essencial para o desenvolvimento de todas as crianças. As crianças compreendem o mundo ao seu redor, desenvolvem relacionamentos, entendem as interações sociais e o desenvolvimento de seus padrões morais durante o processo de brincadeira. A estrutura do Fun Learning, a partir das inspirações da Fun Academy, ajuda os educadores a contextualizar a aprendizagem na forma de brincadeiras para todos os nossos estudantes. O desenvolvimento de uma mentalidade lúdica ajuda as crianças a se envolverem no aprendizado formal, quando exercitam sua criatividade e aceitam os erros, os riscos e se engajam nas propostas com flexibilidade.

Na Escola CONCEPT os espaços de aprendizagem são ambientes educativos de apoio que incorporam fantasia, dramatização e humor na exploração de ideias e materiais para aumentar o envolvimento e a aprendizagem.

Uma visita guiada por nossa estrutura física a fim de que você possa perceber como cada ambiente foi projetado para que as atividades pedagógicas aconteçam de forma prática e intuitiva

Agende uma visita

Fique por dentro das notícias sobre a nossa escola.

Saiba mais

Agenda

There are no events to display