INSPIRAÇÕES TRAZIDAS DE REGGIO EMILIA

Entre 14 e 16 de fevereiro, aconteceu em Reggio Emilia, norte da Itália, a jornada de aprofundamento temático no Centro Internacional Loris Malaguzzi, quando dialogou-se acerca da temática "O currículo de 0 a 11 anos: a experiência do maternal (Nido), Educação Infantil (Scuola dell'infanzia) e Ensino Fundamental I (Scuola Primaria)". O encontro no importante centro de pesquisa, educação e documentação europeu contou com um seleto grupo de diversos países, no qual participou nossa diretora de segmento infantil, Katherine Stravogiannis.

Reggio Emilia foi considerada na última década por revistas americanas como Times e Newsweek como a melhor metodologia para a primeira infância, sendo pesquisada por educadores do mundo todo e também representando uma das fontes de inspiração para a Escola Concept. Para Katherine, que visitou a cidade algumas vezes, "Reggio Emilia valoriza fortemente a criança como protagonista, considerando a criatividade como uma qualidade do pensamento. O compromisso de escutar as crianças é fundamental para se pensar, desenvolver e praticar o currículo. Deve-se garantir que suas vozes, opiniões e entendimentos sejam ouvidos e tornados mais visíveis, o que corresponde ao conceito de Escuta Ativa difundido em Reggio - e, na Concept, chamamos de Cultura do Pensamento. As crianças têm o direito de serem ouvidas e têm coisas importantes a nos dizer e nos contar, mas, como adultos, precisamos desenvolver a capacidade para entender as mensagens que as crianças nos transmitem."

O professor Loris Malaguzzi, precursor da experiência educativa de Reggio, era um homem que vivia o conceito de interdisciplinaridade, ele tinha familiaridade com disciplinas que desafiavam umas às outras: "Ele percebia como a ciência se vincula à arte e como a arte, por sua vez, se vincula à matemática", comenta Katherine. "Utilizava a própria natureza e a simplicidade de materiais convencionais de largo alcance para a sua pedagogia", explica. Um documento importante que expressa a filosofia de Reggio Emilia é As Cem Linguagens (uma das paredes da Concept São Paulo tem este texto expresso). Na percepção de Katherine, "Em Reggio Emilia, as escolas assumem um local de produção de cultura, não só de cultura da infância, mas de cultura produzida pela infância. As cem linguagens dão crédito às crianças e aos adultos pelos mil potenciais criativos e comunicativos. Representam também uma estratégia para a construção de conceitos e para a consolidação do entendimento. Principalmente, são uma afirmação da dignidade e da importância idêntica de todas as linguagens, e não apenas ler, escrever e contar, que se tornaram mais obviamente necessárias" diz.

Outros dois aspectos evidenciados na Escola Concept e fortemente difundidos em Reggio Emilia são a prática da documentação pedagógica, que comunica, torna públicas e visíveis as produções das crianças; e o trabalho com pesquisa na infância, valorizando as teorias das crianças por meio de projetos investigativos, o que corresponde a uma seriedade atribuída à criança como produtoras culturais. Katherine coloca que todas as crianças possuem modos diferenciados de interpretação do mundo e simbolização do real, e esses modos constituem as culturas da infância. "A cultura se explicita e toma vida num espaço socialmente construído. Crianças são olhadas não apenas na sua unidade, mas na sua diversidade. Crianças formam um conjunto social com atributos sociais que as diferenciam dos adultos. Esse lugar das culturas é continuamente reelaborado pelas condições estruturais que definem as gerações em cada momento histórico, e não podemos ignorar a potência de nossa infância atual, suas necessidades e sua curiosidade."

Enfim, as escolas e creches de Reggio Emilia são espaços projetados para as crianças, onde estas encontram contextos verdadeiramente pensados para acreditarem e expressarem suas linguagens, cultura e seu verdadeiro eu. "Pode-se dizer que se trata de uma pedagogia da relação e da escuta, que parte do pressuposto de que a criança conhece o mundo como uma pesquisadora, investigativa, potente, curiosa, questionadora, atenta e que neste processo é produtora de teorias interpretativas e provisórias", finaliza Katherine.

Viva Reggio Emilia que habita na Concept!

PARA SABER MAIS:

1. RINALDI, Carla. Diálogos com Reggio Emilia: escutar, investigar e aprender. São Paulo: Ed. Paz e Terra, 2012.
  2. PROJECT ZERO; REGGIO CHILDREN. Tornando Visível a Aprendizagem: Crianças que Aprendem Individualmente e Em Grupo. São Paulo: Ed. Phorte, 2011
  3. Edwards, C; Gandini, L; Forman, G. As Cem Linguagens da Criança: A Abordagem de Reggio Emilia na Educação da Primeira Infância. Porto Alegre: Ed. Penso, 2015